Site stats ≡ 8 invertebrados assustadoramente gigantes que parecem saídos de um pesadelo ➤ Brain Berries

8 invertebrados assustadoramente gigantes que parecem saídos de um pesadelo

Advertisements

A natureza cria coisas lindas, inclusive insetos e invertebrados: a multicor borboleta, o sereno louva-deus, a plácida estrela-do-mar… Mas também existem espécimes assustadores, seja por contrariarem o que é esperado do termo “invertebrado” ou por serem enormes em relação às outras espécies do seu grupo (afinal, o quão grande pode ser um animal sem vértebras?).

A seguir, veja uma lista com 8 invertebrados assustadoramente gigantes que você talvez não conheça.

1. Lula-colossal

Talvez a maior espécie de lula que existe, a lula-colossal é considerada o invertebrado mais pesado do mundo, chegando a atingir (e ultrapassar) 15 metros de comprimento e pesar mais de 500 kg, segundo a Enciclopédia Britannica, ~rindo de nervoso~.

Esse animal, que merece ser considerado um monstro marinho, caça com seus tentáculos longos com ganchos e dentes. Em 2025, uma lula-colossal foi filmada em seu habitat natural pela primeira vez em 100 anos, mas foi apenas um filhote de 30 cm.

2. Minhoca Gigante de Gippsland

A Megascolides australis vem – adivinha de onde? – da Austrália, e vai te deixar de cabelo em pé. Essa minhoca costuma ter o tamanho da envergadura de um humano, podendo atingir os 3 metros.

O lado que não assusta tanto é que elas são bem delicadas, e cientistas até evitam removê-las do subsolo para estudos, já que isso pode causar a morte dessas minhocas.

3. Vespa-mandarina

Também conhecida como “vespa-assassina”, a vespa-mandarina é originária do Japão e está presente em países como a Malásia, China e Rússia. Além de ter um tamanho assustador, ela tem uma toxina potente que pode acarretar ferroadas bastante doloridas.

4. Caranguejo-aranha-gigante

Mais uma espécie abundante no Japão, mais especificamente no Mar do Japão e nas profundezas do Oceano Pacífico, o caranguejo-aranha-gigante é outra “aberração” que poderia muito bem ser fruto de um pesadelo após uma noite de bebedeira.

Ele é considerado o maior artrópode conhecido e pode chegar a até 4 metros de envergadura. Esse seu tamanho, no entanto, são só pernas, pois seu corpo é minúsculo em relação a elas.

5. Centopeia gigante amazônica

Scolopendra gigantea é o nome da espécie de centopeia que habita vários lugares da América do Sul e Caribe, inclusive o norte do Brasil. Como o latim sugere, ela é gigante, medindo até 30 cm, e há registros de que já matou uma criança humana com o seu veneno.

6. Lebre-do-mar-negro

A Aplysia vaccaria, conhecida como lebre-do-mar-negro, é como se fosse um caramujo sem concha, e se assemelha a um animal saído de um videogame ou filme de ficção científica. Ela é um molusco marinho que pode chegar a cerca de um metro de comprimento e pesar cerca de 14 kg.

Mas isso não é o mais assustador: ela produz toxinas que afastam predadores e a sua cor negra profunda a faz parecer um monstro de petróleo.

7. Água-viva-cabeluda

Não se pode negar que a escuridão abissal dos oceanos é o ambiente perfeito para a evolução de espécies gigantes e, assim como as outras citadas nessa lista, a água-viva-cabeluda, ou água-viva-juba-de-leão, é uma delas.

A cyanea capillata é uma medusa cujos tentáculos podem medir incríveis 37 metros. Sim, 37 metros: o tamanho aproximado de uma baleia-azul ou de um prédio de 13 andares. Ah, e a água-viva-cabeluda é, ainda, venenosa, e a toxina presente em seus tentáculos pode paralisar suas vítimas.

8. Caranguejo-dos-coqueiros

O caranguejo-aranha-gigante pode até dar medo por ser o maior artrópode conhecido, mas talvez o caranguejo-dos-coqueiros seja ainda pior do que ele. Isso porque o animal, também chamado de “ladrão-de-coco”, é o maior artrópode terrestre – ou seja, há mais chances de você vê-lo face a face. Ele mede até 1 metro de comprimento e vive nas ilhas e costas do Oceano Índico e Pacífico.