Site stats ≡ Marisa Maiô: entenda o fenômeno e veja quem é o criador ➤ Brain Berries

Marisa Maiô: entenda o fenômeno e veja quem é o criador

Advertisements

Marisa Maiô é uma influenciadora digital que apresenta um programa hilário nas redes sociais e que se destaca por um motivo único: ela não existe de verdade. A apresentadora, criada com inteligência artificial, viralizou nos últimos tempos, fechando contratos com grandes marcas e acumulando milhões de visualizações nas redes.

Quem é Marisa Maiô?

Dependendo de como é utilizada, a inteligência artificial pode contribuir para avanços tecnológicos, ajudar no desenvolvimento da medicina e até servir de ferramenta para que pessoas criativas criem novas realidades virtuais com fins de entretenimento. É nesse último cenário que se enquadra o fenômeno viral Marisa Maiô.

Criada pelo artista e escritor Raony Phillips, Marisa apresenta um programa de auditório inspirado nos formatos que se popularizaram na televisão brasileira. São vídeos de alta qualidade, com entrevistas, cenários realistas e piadas sarcásticas — tudo gerado por IA e apresentado em clipes de um minuto, divididos em quadros curtos.

A apresentadora usa um maiô preto e salto alto, e foi criada com o Veo 3, ferramenta de geração de vídeos com IA do Google. Como os vídeos foram pensados para o consumo em smartphones, cuja tela é menor que a do computador, eles aparentam ser totalmente reais, sem sinais evidentes de robotização, como falhas de sincronia entre áudio e vídeo.

Parceria com marcas

A Magazine Luiza foi a primeira grande empresa a firmar uma parceria com Marisa Maiô. Como resultado, Raony produziu um episódio especial para o Dia dos Namorados, divulgando produtos da varejista. O vídeo, publicado também na página da marca, alcançou novamente milhões de visualizações e mais de 230 mil curtidas.

Outras parcerias de peso incluem Mercado Pago, OLX, inDrive e Amstel. Mais recentemente, o programa de Marisa Maiô foi patrocinado pela varejista de moda acessível Caedu. A influenciadora se tornou embaixadora da marca e estrelou a campanha Liquida Leva Tudo, que oferece descontos de até 70%.

“A Marisa Maiô tem tudo a ver com o espírito da nossa Liquida Leva Tudo: ela fala com humor, é direta e, acima de tudo, sabe exatamente como chamar atenção para boas oportunidades”, afirmou o Head de Marketing e Visual Merchandising da empresa.

Raony Phillips e a criação de Marisa Maiô

O criador de Marisa, Raony Phillips, é também o responsável por outros sucessos nas redes sociais, como a série Girls in the House, produzida com cenas do jogo The Sims. No YouTube, onde publica episódios longos dessa série, Raony já conta com mais de 2,5 milhões de inscritos.

A primeira aparição oficial de Marisa Maiô aconteceu no perfil de Raony no Instagram, no início de junho deste ano. O vídeo fez tanto sucesso que várias pessoas pediram mais conteúdos e elogiaram a criatividade do artista. “Eu postei isso lá pra galera, tipo assim, uma grande zoeira, e do nada… tem gente falando: ‘por que que a Marisa Maiô não é uma pessoa real, né?’”, contou Raony ao Fantástico.

Tecnologia e custo

O programa de IA generativa usado para criar Marisa, o Veo 3, possui planos que variam de US$ 37,50 a US$ 150 por mês e permite gerar vídeos de até 8 segundos.

Em entrevista ao Fantástico, Raony destacou que, apesar de todo o trabalho da IA, “sem aquele texto, sem a parte humana por trás daquilo ali, jamais teria virado aquilo que virou. Eu estou muito surpreso ainda”. Segundo ele, o avanço da IA é desafiador, mas também abre novas oportunidades para artistas.

O olhar do artista

“Como artista, a gente morre de medo dessas coisas, né? Tipo assim, como que isso vai evoluir, que ponto que isso pode impactar no nosso trabalho”, afirmou. “Mas, ao mesmo tempo, é algo que, se usado de forma criativa, pode gerar possibilidades que antes eram impensáveis.”